E a gente escuta “Não pode dar o peito deitada.”. É porque eles não sabem do nosso cansaço! “Não pode deixar dormir na sua cama.” É porque eles não sabem como já tentamos fazer com que eles dormissem na cama deles! “Tem que deixar chorar no berço!” É porque eles não sabem como é difícil ver um filho precisando de um aconchego.” O parto tem que ser natural” É porque eles não sabem como queriamos ter conseguido e não deu para ser! “Doce nem pensar.” É porque não foram crianças, só pode ser isso “Ninar no colo está fora de cogitação” É porque não sabem que é um dos momentos que mais amamos!
A sensação que temos é que sempre estamos fazendo algo errado.
A tão famosa culpa materna não é coisa criada na cabeça das mães e sim implantada na cabeça das mães pela sociedade, afinal a maternidade é instintiva e particular de cada mulher!
Só vamos nos livrar da culpa quando passarmos a ouvir mais nossos instintos e deixarmos a maternidade ser o mais natural possível, sem tantas regras, e sem tantos certos e errados ditados por uma sociedade que romantiza uma das coisas mais desafiadoras para uma mulher, ser mãe!
Imagem: @mindful_mamas
Texto meu