Não pode! Cuidado! Vai estragar! Vai machucar!
É só o que eu escuto por aí, me incluo nessa tá? Como podemos ter ficado tão chatos?
Não que a gente não tenha que ensinar o valor das coisas e certo cuidado com o próprio corpo. Mas o exagero vira uma nóia horrível e pode afetar o desenvolvimento das crianças.
Sangrar, se recuperar faz parte. Ver a casquinha se formar sobre machucado, arrancar a casquinha e sangrar de novo. Lembram disso? Pular no sofá, cair da bicicleta, fazer arte, é o que fica na memória.
Relembrem a infância e vão notar que a frequência dos machucados dos nossos filhos é muito menor, assim como nossas mães não ficavam em cima da gente o tempo todo.
A única resposta que encontro é superproteção! Como se fossemos protegê-los das dores da vida. Estamos podando nossos filhos da própria vida que demos a eles.
Caramba, não damos folga! E a frustração que é tão necessária não vão sentir? E o sentimento de arriscar tão importante vamos podar?
O mundo está mais perigoso, sim está, mas mesmo assim precisamos perceber a importância de encontrarmos formas para que eles sintam-se livres pois só assim terão coragem de arriscar e passar por experiências necessárias na infância para tornarem-se adultos seguros e independentes.
A vida, o corpo, a mente, as roupas e as coisas estão aí para serem usadas.
Queremos crianças quietinhas de roupas intactas, ter casas arrumadas sem espaço para a bagunça e para a imaginação? Queremos crianças com a folha da infância em branco? Ou vamos preferir que nossos filhos se mexam, se arrisquem e se orgulhem das marcas deixadas no corpo por terem tido uma infância bem vivida e terem a folha dessa época preenchida de marcas e histórias para contar?
Faço um convite à vocês: Encontrem formas de dar liberdade para seus filhos, vamos ensiná-los a USAR a vida deles sem tanto mimi, medo e cuidados!
E posso falar, o que os olhos não vêem o coração não sente e do chão não passa rsss! Às vezes fazermos a famosa vista grossa é necessário para que deixemos a imaginação deles correr solta.
Precisamos libertar nossos filhos para que eles se tornem livres para a vida!
Concordo contigo. Eu fui uma criança que não arriscava, quase não machuquei, gostava de estar limpinha. Vejo o tanto que minha filha é diferente. Curiosa , gosta de futucar em tudo. Vive ralada/roxa e feliz. Dá agonia quando não tenho como levar num lugar amplo e tirar da TV, da casa chata do parente cheio de murano. Criança precisa de liberdade!
Oi Juliana, me sinto exatamente assim! Concordo plenamente! Crianças precisam de liberdade! bjos
oi gente, boa tarde, fui uma criança , muito contida , raramente, me machucava, tenho uma filha de 15 anos , ela foi uma criança totalmente diferente de mim, que bom!!! a criança precisa ser criança, é uma pena que as crianças ,não brinquem tanto quanto antes.
visite nossa loja http://www.nutritivasaude.com.br ótimos suplementos !